SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2"El aprendizaje y la enseñanza de una nueva lección" a través de la experiencia educativa de PARFOR/TocantinópolisConcepción de la historia de las ciencias presentado en los libros de texto de primeros años de educación en el estado de Goias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CHRISTOFARI, Ana Carolina  y  TEZZARI, Mauren Lúcia. Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem: outras formas de fazer. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.137-155. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848.

O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.

Palabras clave : Atendimento Educacional Especializado; Avaliação; Prática Pedagógica Inclusão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )