SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2"Aprendendo e ensinando uma nova lição" por meio da experiência educativa do PARFOR/TocantinópolisConcepções sobre a história da ciência apresentadas nos livros didáticos dos anos iniciais no estado de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CHRISTOFARI, Ana Carolina  e  TEZZARI, Mauren Lúcia. Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem: outras formas de fazer. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.137-155. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848.

O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.

Palavras-chave : Atendimento Educacional Especializado; Avaliação; Prática Pedagógica Inclusão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )