SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Concepción de la historia de las ciencias presentado en los libros de texto de primeros años de educación en el estado de GoiasDesarrollo humano, la cognición y la educación escolar: reflexiones bajo el enfoque histórico y cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

JUNG, Hildegard Susana; METZLER, Ana Maria Carvalho  y  SUDBRACK, Edite Maria. Conselhos escolares na escola pública brasileira: possibilidades e desafios para o controle social através da participação democrática. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.177-196. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5683.

Este estudo, de caráter teórico e documental, visa investigar a atuação dos conselhos escolares nos municípios brasileiros. Para tanto, analisamos a construção do processo democrático no Brasil, bem como a caminhada da participação popular nestes órgãos, compostos por representantes da comunidade escolar. Destaca o município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, traçando possibilidades e desafios do controle social local. Observamos que, apesar da criação dos primeiros conselhos escolares ter acontecido no início dos anos 1990, somente em 2003 se tornaram uma realidade no município. Muitos destes colegiados esbarram na burocracia e na falta de conhecimento de sua missão por parte de seus componentes. Apesar de ser escasso o número de investigações a respeito, pode-se concluir que é necessário estreitar a relação entre a teoria e a prática para que os conselhos escolares consigam cumprir seu papel de levar a comunidade para dentro da escola de maneira efetiva.

Palabras clave : Conselhos Escolares; Democracia; Controle Social Local.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )