SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Conselhos escolares na escola pública brasileira: possibilidades e desafios para o controle social através da participação democráticaEducação especial: análise comparativa entre quatro cursos de formação inicial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ALVES, Solange Maria. Desenvolvimento humano, cognição e educação escolar: reflexões sob o enfoque histórico-cultural. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.197-214. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4617.

O texto em tela é fruto de estudos, reflexões e diálogos realizados com estudantes de graduação e pós-graduação no âmbito do ensino e da pesquisa por mim coordenada, alocada no grupo de pesquisa: Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação, nas linhas: Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem e Produção Imaginária e Educação Criadora. Ao longo de alguns anos, a tarefa de coordenar processos pedagógicos de ensino e pesquisa, possibilitaram a construção da síntese (sempre provisória), aqui apresentada. Tendo como alicerce a teoria histórico-cultural de Vigotski e colaboradores, o texto reflete sobre o desenvolvimento humano, cognição e educação escolar, perseguindo a tese de que a cognição é desenvolvimento humano. Para isso, busca, nos fundamentos teóricos da concepção histórico-cultural, os elementos chaves que explicam o processo através do qual o biológico transforma-se em sócio-histórico, demora-se de modo mais cuidadoso na explicitação do que Vigotski traduz como planos ou domínios genéticos de desenvolvimento humano, amplia a reflexão articulando as categorias: trabalho e linguagem.

Palavras-chave : Desenvolvimento Humano; Cognição; Educação Escolar; Teoria Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )