SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Human development, cognition and school education: reflections below the historical-cultural approachChildren in music education: contributions of toys in teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

RAMOS, Fabiane dos Santos  and  MONTEBLANCO, Valquirea Martins. Educação especial: análise comparativa entre quatro cursos de formação inicial. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.215-238. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4609.

O presente artigo tem por objetivo a análise comparativa dos cursos de formação inicial de licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Rio Grande do Sul), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Paulo) e da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó - Santa Catarina). Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental. Para análise utilizou-se as matrizes curriculares das disciplinas dos quatro cursos, como também, a comparação de seus objetivos, espaços de atuação e público alvo. Constatou-se que os cursos possuem alguns itens que divergem com o que prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A partir desta análise, percebe-se a necessidade de haver uma reflexão frente a organização curricular dos cursos, a fim de apreciar as questões práticas solicitadas pelas redes municipais e estaduais, visando qualificar a atuação dos profissionais que vão disputar o mercado de trabalho na área.

Keywords : Educação Especial; Formação Inicial; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )