SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Desarrollo humano, la cognición y la educación escolar: reflexiones bajo el enfoque histórico y culturalHacer niños musicalización: contribuciones de juguetes en los procesos de enseñanza y aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RAMOS, Fabiane dos Santos  y  MONTEBLANCO, Valquirea Martins. Educação especial: análise comparativa entre quatro cursos de formação inicial. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.215-238. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4609.

O presente artigo tem por objetivo a análise comparativa dos cursos de formação inicial de licenciatura em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Rio Grande do Sul), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - São Paulo) e da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó - Santa Catarina). Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de cunho documental. Para análise utilizou-se as matrizes curriculares das disciplinas dos quatro cursos, como também, a comparação de seus objetivos, espaços de atuação e público alvo. Constatou-se que os cursos possuem alguns itens que divergem com o que prevê a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A partir desta análise, percebe-se a necessidade de haver uma reflexão frente a organização curricular dos cursos, a fim de apreciar as questões práticas solicitadas pelas redes municipais e estaduais, visando qualificar a atuação dos profissionais que vão disputar o mercado de trabalho na área.

Palabras clave : Educação Especial; Formação Inicial; Políticas Públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )