SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Educación especial: análisis comparativo entre cuatro cursos de formación inicialFormación y profesionalidad docente: la pedagogía como la base de los conocimientos y competencias del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

JOLY, Ilza Zenker Leme; SOMMERHALDER, Aline; SANTOS, Camila Marques dos  y  DUARTE, Camila Tanure. Crianças fazendo musicalização: contribuições dos brinquedos em processos de ensinar e de aprender. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.239-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5817.

Esse artigo é resultado de uma pesquisa concluída que objetivou identificar como o brinquedo pode afetar o processo de ensino e de aprendizagem de crianças em práticas sociais de musicalização. Realizou-se observação participante em dois grupos de musicalização com crianças entre 2 e 3 anos, com registro em diário de campo. Os resultados mostraram que o processo de musicalização foi enriquecido de forma significativa pelas práticas pedagógicas com brinquedos. Chocalhos, lenços, cavalos de pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis incentivaram a participação das crianças em cantos e danças, ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos. Funcionaram como suportes lúdicos colaboradores na acolhida, convivência e fazeres musicais, na ampliação das interações e fortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos mais prazerosos nas práticas de educação musical com crianças.

Palabras clave : Brinquedos; Educação Musical; Ensinar e Aprender; Primeira Infância; Arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )