SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Hacer niños musicalización: contribuciones de juguetes en los procesos de enseñanza y aprendizajeMaestros y diversidad en el aula: deconstruyendo prejuicios y potenciador ciudadanía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.261-279. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695.

Trata-se de um ensaio teórico construído a partir de um mapeamento bibliográfico que apresenta reflexões em torno dos saberes e competências necessários à prática docente, na perspectiva de retomar alguns princípios e vertentes que definiram os debates e práticas no campo da formação e profissionalidade docente no intercurso das décadas de 1990 e 2000, a partir da discussão sobre modelos fundamentados na Epistemologia da Prática e sobre o papel da Pedagogia nesse processo. Abordam-se as perspectivas do "Professor Reflexivo" como uma das principais vertentes da Epistemologia da Prática e modelo explicativo da construção dos saberes docentes. Discute-se o conceito de profissionalidade docente e, considerando a especificidade da Pedagogia como Ciência da Educação, propõe-se que os saberes e competências do professor necessitam ser concebidos como construtos contextuais na interface entre teoria e prática pedagógica, rompendo, desse modo, com a ideia de que a docência consiste em um exercício técnico de reprodução de saberes-fazeres.

Palabras clave : Formação Docente; Pedagogia; Saber Docente; Competência Pedagógica; Epistemologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )