Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professor. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.261-279. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695.
Trata-se de um ensaio teórico construído a partir de um mapeamento bibliográfico que apresenta reflexões em torno dos saberes e competências necessários à prática docente, na perspectiva de retomar alguns princípios e vertentes que definiram os debates e práticas no campo da formação e profissionalidade docente no intercurso das décadas de 1990 e 2000, a partir da discussão sobre modelos fundamentados na Epistemologia da Prática e sobre o papel da Pedagogia nesse processo. Abordam-se as perspectivas do "Professor Reflexivo" como uma das principais vertentes da Epistemologia da Prática e modelo explicativo da construção dos saberes docentes. Discute-se o conceito de profissionalidade docente e, considerando a especificidade da Pedagogia como Ciência da Educação, propõe-se que os saberes e competências do professor necessitam ser concebidos como construtos contextuais na interface entre teoria e prática pedagógica, rompendo, desse modo, com a ideia de que a docência consiste em um exercício técnico de reprodução de saberes-fazeres.
Palavras-chave : Formação Docente; Pedagogia; Saber Docente; Competência Pedagógica; Epistemologia.