SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Formación y profesionalidad docente: la pedagogía como la base de los conocimientos y competencias del profesoradoTurismo pedagógico como estratégia didáctica: explorando el in loco en la enseñanza profesional del turismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CANTARELLI, Juliana Mezomo  y  GENRO, Maria Elly Herz. Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo: preconceitos e potencializando cidadania. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.280-297. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5243.

A educação se tornou pública e gratuita, porém essas conquistas geraram situações difíceis de serem trabalhadas, pois muitos professores não sabem como lidar com a diversidade agora presente na escola, visto que é muito difícil estar totalmente preparado para tal. Outros acreditam unicamente na meritocracia que faz com que se "vença" em razão do seu próprio esforço, vontade e dedicação. No entanto, cada vez mais alunos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais se fazem presente no cotidiano escolar e aprender a trabalhar com essas questões se torna uma necessidade para todos os professores. Assim, é importante que o professor se abra para novas reflexões. Todavia, é indispensável que se tenha oportunidades para que essas reflexões aconteçam, pois, os professores também são fruto de sua própria cultura. Portanto, cabe à equipe diretiva e aos programas de governo a construção desses espaços onde os professores poderão ter a oportunidade de (des)construir e (re)aprender, buscando um novo caminho com mais igualdade, oportunidade e justiça para todos.

Palabras clave : Professores; Diversidade; Preconceitos; Cidadania.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )