SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Formação e profissionalidade docente: a pedagogia como base de saberes e competências do professorTurismo pedagógico como estratégia didática: explorando o in loco no ensino profissionalizante do turismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CANTARELLI, Juliana Mezomo  e  GENRO, Maria Elly Herz. Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo: preconceitos e potencializando cidadania. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.280-297. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5243.

A educação se tornou pública e gratuita, porém essas conquistas geraram situações difíceis de serem trabalhadas, pois muitos professores não sabem como lidar com a diversidade agora presente na escola, visto que é muito difícil estar totalmente preparado para tal. Outros acreditam unicamente na meritocracia que faz com que se "vença" em razão do seu próprio esforço, vontade e dedicação. No entanto, cada vez mais alunos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais se fazem presente no cotidiano escolar e aprender a trabalhar com essas questões se torna uma necessidade para todos os professores. Assim, é importante que o professor se abra para novas reflexões. Todavia, é indispensável que se tenha oportunidades para que essas reflexões aconteçam, pois, os professores também são fruto de sua própria cultura. Portanto, cabe à equipe diretiva e aos programas de governo a construção desses espaços onde os professores poderão ter a oportunidade de (des)construir e (re)aprender, buscando um novo caminho com mais igualdade, oportunidade e justiça para todos.

Palavras-chave : Professores; Diversidade; Preconceitos; Cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )