SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Maestros y diversidad en el aula: deconstruyendo prejuicios y potenciador ciudadaníaLa construcción del profesor: informes de la experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SCHULER, Thais Gaia  y  BROCHIER, Hélio Luiz. Turismo pedagógico como estratégia didática: explorando o in loco no ensino profissionalizante do turismo. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.298-316. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.3042.

O trabalho concentra-se na discussão acerca da experiência didática de exploração do turismo pedagógico no ensino técnico-profissionalizante do Turismo realizada através do estudo de caso do Curso Técnico em Turismo da Escola Estadual Técnica São João Batista e Classes Descentralizadas. Foi desenvolvida com base no paradigma interpretativo-idealista, utilizando o método indutivo para a discussão, tendo os dados baseados em entrevistas, na aplicação de questionários e na observação da práxis da autora. Na ocasião da migração do currículo por disciplinas para uma estruturação curricular por competências, as discussões do corpo docente do Curso Técnico em Turismo apontaram para a necessidade de levar os alunos a campo, mostrando a prática profissional in loco e inserindo uma estratégia metodológica vinculada ao conceito de Turismo Pedagógico. Desde então, adotou-se as "saídas técnicas" não como atividade complementar, mas como parte integrante da metodologia de ensino no curso, para oportunizar situações-problema que aproximem o aluno da realidade da profissão escolhida. Transcorridos três anos da implementação desta metodologia, a intenção é de avaliação pedagógica, apontando vantagens, desvantagens e a percepção de alunos, professores e gestores das Escolas envolvidas no processo.

Palabras clave : Turismo Pedagógico; Ensino Técnico-Profissionalizante do Turismo; Estruturação Curricular por Competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )