SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Turismo pedagógico como estratégia didáctica: explorando el in loco en la enseñanza profesional del turismoFormación continua de profesores: experiencias de educación ambiental en el contexto del semiárido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FLORENTINO, José Augusto Ayres. A construção do eu professor: relatos de uma experiência. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.317-333. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.1745.

O presente ensaio é parte de um trabalho apresentado no seminário: Por una hermenéutica de la experiencia: aproximación entre Nietzsche y Foucault, realizado durante o período de doutorado-sanduíche na Universidad Nacional de La Plata/Argentina, no ano de 2010. O objetivo com este exercício narrativo foi o de contar as primeiras experiências pedagógicas como professor em um curso de Especialização em uma Instituição de Ensino Superior e, posteriormente, de anatomia humana no curso Técnico Profissionalizante, entre os anos de 2007 e 2009. Para tanto, trago relatos de uma experiência vivida no início da carreira profissional como docente, relatando como o processo produtivo da experiência (que é sempre negativa) me levaram a refletir e a repensar o meu agir pedagógico. Como se deu, a partir do saber da experiência, a construção do EU professor e, consequentemente, o giro epistemológico na minha prática educativa com a (re)construção da minha profissionalidade. Este ensaio apoia-se em autores pertinentes à temática da formação professores e da experiência e do saber da experiência, tais como Sacristán, García, Larrosa e Gadamer.

Palabras clave : Formação Docente; Prática Pedagógica; Experiência; Reflexão Crítica; Profissionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )