SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Turismo pedagógico como estratégia didática: explorando o in loco no ensino profissionalizante do turismoFormação continuada de professores: vivências de educação ambiental no contexto do semiárido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FLORENTINO, José Augusto Ayres. A construção do eu professor: relatos de uma experiência. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.317-333. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.1745.

O presente ensaio é parte de um trabalho apresentado no seminário: Por una hermenéutica de la experiencia: aproximación entre Nietzsche y Foucault, realizado durante o período de doutorado-sanduíche na Universidad Nacional de La Plata/Argentina, no ano de 2010. O objetivo com este exercício narrativo foi o de contar as primeiras experiências pedagógicas como professor em um curso de Especialização em uma Instituição de Ensino Superior e, posteriormente, de anatomia humana no curso Técnico Profissionalizante, entre os anos de 2007 e 2009. Para tanto, trago relatos de uma experiência vivida no início da carreira profissional como docente, relatando como o processo produtivo da experiência (que é sempre negativa) me levaram a refletir e a repensar o meu agir pedagógico. Como se deu, a partir do saber da experiência, a construção do EU professor e, consequentemente, o giro epistemológico na minha prática educativa com a (re)construção da minha profissionalidade. Este ensaio apoia-se em autores pertinentes à temática da formação professores e da experiência e do saber da experiência, tais como Sacristán, García, Larrosa e Gadamer.

Palavras-chave : Formação Docente; Prática Pedagógica; Experiência; Reflexão Crítica; Profissionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )