SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2La construcción del profesor: informes de la experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FLORENTINO, Hugo da Silva  y  ABILIO, Francisco José Pegado. Formação continuada de professores: vivências de educação ambiental no contexto do semiárido. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.334-354. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.3849.

O artigo objetiva relatar os estudos e intervenções pedagógicas de educação ambiental desenvolvidos no bioma Caatinga a partir de processos de formação continuada de professores do município de Sumé, Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase nos pressupostos da teoria do Biorregionalismo, da Etnografia escolar e da Fenomenologia. Foi desenvolvida durante o ano de 2012 com 50 professores do ensino fundamental, e em três etapas: (1) diagnóstico e demandas de intervenção, (2) processo de formação continuada, e (3) avaliação dos obstáculos e desafios da pesquisa. Os resultados obtidos, a partir da diagnose docente, identificou um processo educativo marcado pela ausência de recursos didáticos, infraestrutura e cursos de formação continuada na área ambiental. Com tudo, a realização de um processo de formação continuada em educação ambiental, baseado em práticas participativas, contextualizadas e interdisciplinares, possibilitou uma transformação sócio-educativa escolar, a partir da inserção da educação ambiental na prática pedagógica dos docentes e no cotidiano das escolas de Sumé, PB.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Ambiental; Bioma Caatinga.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )