SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Aprender a ser un maestro: experiencias de formación la enseñanza en los espacios de aprendizaje diferente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GIORDAN, Miriane Zanetti  y  HOBOLD, Márcia de Souza. A escola como espaço de formação de professores iniciantes. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.7-25. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7534.

Este artigo tem como pano de fundo a formação nos espaços escolares e como objetivo discutir a formação em trabalho de professores iniciantes. Foram entrevistados 22 professores iniciantes dos anos finais do Ensino Fundamental e a abordagem qualitativa permeou a pesquisa. Fundamentam teoricamente esta investigação os seguintes autores: Demailly-Chantraine (1992), Nóvoa (1997, 2009), Canário (1998), entre outros. Os resultados revelaram que os professores iniciantes foram bem recebidos nas escolas e que há acompanhamento do seu trabalho, principalmente pela figura do Supervisor Escolar, o que facilita a formação em trabalho desses docentes. O que mais contribui para a formação dos iniciantes são as partilhas e trocas de ideias e experiências com os colegas professores. Tais aspectos permitem considerar a escola como espaço de formação por ser constituidor de saberes e fazeres docentes.

Palabras clave : Formação em Trabalho; Professores Iniciantes; Partilhas e Trocas de Conhecimentos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )