SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A escola como espaço de formação de professores iniciantesA investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

TREVISOL, Maria Teresa Ceron  e  LOPES, Anemari R. L. V.. Aprendendo a ser professor: experiências de formação docente em diferentes espaços de aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.26-46. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7504.

O artigo busca analisar experiências de formação docente que ocorrem em diferentes espaços de aprendizagem, não somente as realizadas nas salas de aula do curso, e que trazem contribuições ao aprendizado de se constituir docente. A base empírica desse artigo são registros de duas pesquisas que, mesmo sendo desenvolvidas em espaços físicos e cronológicos diferentes, possuem, em comum o fato de que os licenciandos foram desafiados a desenvolverem ações de ensino em diferentes espaços de aprendizagem. Para a coleta dos dados com os sujeitos participantes foi utilizado um questionário composto por perguntas relacionadas ao engajamento nas experiências, a atividade docente e sobre a profissão de professor. Identificou-se que o envolvimento do licenciando em experiências abrangendo ações de ensino contribuíram para sua formação, pois as mesmas os colocam na necessidade de estudar, planejar, organizar, desenvolver e avaliar, buscando modos de ensinar.

Palavras-chave : Formação de Professores; Aprendizagem da Docência; Espaços de Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )