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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

TREVISOL, Maria Teresa Ceron  e  LOPES, Anemari R. L. V.. A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissional. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.47-69. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7533.

O processo de Bolonha introduziu alterações no processo de formação de professores em Portugal, obrigando a uma reorganização dos seus planos de estudos. A formação ocorre obrigatoriamente em dois ciclos de estudos: licenciatura e mestrado. O mestrado integra na sua definição a componente de investigação, aqui entendida como 'investigação ao serviço das práticas'. Neste artigo, depois de uma contextualização documental, a partir de narrativas de oito mestres, analisou-se as suas representações sobre como a investigação as influencia nas tomadas de decisão no quotidiano pedagógico, bem como a pertinência dessa componente formativa na tomada de consciência no processo de aprendizagem profissional. As primeiras conclusões deste estudo apontam para a progressiva consciência das mestrandas de como a pesquisa as ajuda a sustentar as aprendizagens profissionais e a promover o seu empenhamento por um contínuo caminho de procura num processo de profissionalização permanente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Processo de Bolonha; Investigação na Formação.

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