SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A investigação ao serviço das práticas como componente central no processo de aprendizagem profissionalContribuições do mestrado profissional em educação para a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MATSUOKA, Sílvia  e  ANDRE, Marli. O desenvolvimento profissional do formador de professores da educação básica no centro de formação de Mato Grosso. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.70-84. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7545.

O texto apresenta dados de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento profissional de Professores Formadores que atuam no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Mato Grosso, responsáveis pela implementação da formação continuada nas escolas. Os procedimentos metodológicos incluiram um survey com todos os professores formadores (PF), grupo focal com cinco PFs, e observação sistemática da atuação de um PF. O referencial teórico se baseou nos estudos de autores como Carlos Marcelo (1992; 1996; 1999; 2009), Jacky Beillerot (1996) e Marguerite Altet (2003). A análise se centrou na relação entre o Professor Formador e as suas funções, tanto as prescritas pela Política de Formação, quanto as determinadas pelas necessidades formativas dos professores na escola, por entender que essa relação orienta o desenvolvimento da profissionalidade desse novo ator educacional.

Palavras-chave : Formação Continuada; Formação de Formador; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )