SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O desenvolvimento profissional do formador de professores da educação básica no centro de formação de Mato GrossoDesenvolvimento profissional de formadores de professores iniciantes dos cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

AMBROSETTI, Neusa Banhara  e  CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. Contribuições do mestrado profissional em educação para a formação docente. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.85-104. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526.

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer a perspectiva de participantes de um Mestrado Profissional em Educação sobre as contribuições do curso para o seu desenvolvimento profissional, e as possíveis repercussões dessa experiência para a atuação profissional desses mestres e mestrandos. O estudo fundamenta-se em autores que vêm discutindo as relações entre pesquisa acadêmica e pesquisa da prática, e o papel da formação no desenvolvimento profissional docente. Na abordagem metodológica recorreu-se ao envio de um questionário on-line, encaminhado a alunos concluintes de um MPE. Os dados indicam que os estudos teóricos articulados à análise das práticas e à apropriação de procedimentos da pesquisa científica constituem um novo olhar sobre a realidade, os alunos, o contexto de trabalho e a profissão docente, tornando o mestrado uma experiência transformadora das concepções e práticas desses profissionais.

Palavras-chave : Mestrado Profissional em Educação; Formação Docente; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )