SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Professional development of beginning teacher trainers of degree coursesProfessional practice teachers and sense and meaning of education and training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FARIAS, Isabel Maria Sabino de  and  ROCHA, Cláudio César Torquato. Desenvolvimento profissional de professores da educação básica: reflexões a partir da experiência no PIBID. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.123-140. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524.

Este trabalho, ao assumir o desenvolvimento profissional de professores como objeto da formação docente, focaliza profissionais da Educação Básica participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) chamados a colaborar na formação inicial de futuros colegas. Tem como objetivo discutir práticas e saberes mobilizados por esses professores nesse contexto e que modificaram seu repertório de conhecimento profissional. O texto examina como alguns pesquisadores ibéricos e brasileiros compreendem o conceito de 'desenvolvimento profissional de professores'. Traz também dados de entrevista com 30 docentes envolvidos na pesquisa em rede Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). As conclusões apontam para quatro indicadores do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados, cujos significados são discutidos ao longo do trabalho.

Keywords : Desenvolvimento Profissional dos Professores; Formação Docente; Educação Básica; PIBID; Professores Supervisores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )