SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desarrollo profesional del profesor principiante y su actuación como formador de profesoresPráctica profesional de professsores y el sentido y significado de educación y formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FARIAS, Isabel Maria Sabino de  y  ROCHA, Cláudio César Torquato. Desenvolvimento profissional de professores da educação básica: reflexões a partir da experiência no PIBID. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.123-140. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524.

Este trabalho, ao assumir o desenvolvimento profissional de professores como objeto da formação docente, focaliza profissionais da Educação Básica participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) chamados a colaborar na formação inicial de futuros colegas. Tem como objetivo discutir práticas e saberes mobilizados por esses professores nesse contexto e que modificaram seu repertório de conhecimento profissional. O texto examina como alguns pesquisadores ibéricos e brasileiros compreendem o conceito de 'desenvolvimento profissional de professores'. Traz também dados de entrevista com 30 docentes envolvidos na pesquisa em rede Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES). As conclusões apontam para quatro indicadores do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados, cujos significados são discutidos ao longo do trabalho.

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional dos Professores; Formação Docente; Educação Básica; PIBID; Professores Supervisores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )