SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Desarrollo profesional de maestros de educación básica: reflexiones desde la experiencia del PIBIDLa concepción sobre el trabajo para estudiantes y professores en curso tecnico de enfermería índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOUZA, Robinson Jacintho de  y  SILVESTRE, Magali Aparecida. Prática profissional docente e sentidos e significados sobre educação e formação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.141-161. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7014.

Este artigo apresenta resultado de pesquisa que buscou desvelar quais sentidos e significados de educação e formação conduzem a prática profissional do docente do ensino superior privado, tendo por base o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural em sua interlocução com o campo educacional. Trata-se de investigação de abordagem qualitativa, que adotou como procedimento de pesquisa o Grupo Focal desenvolvido com docentes de instituições de ensino superior privadas. Utilizou-se no tratamento dos dados, o procedimento de análise denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006) o que possibilitou uma aproximação dos sentidos e significados refletidos nas falas desses professores. Como resultado identificou-se que os sentidos e significados de educação e formação estão postos mais na base de suas profissões anteriores à docência, do que em aportes desenvolvidos por meio de formação inicial ou continuada, processos praticamente ausentes em instituições de ensino superior.

Palabras clave : Formação de Professores; Pedagogia Universitária; Ensino Superior; Concepção de Educação; Sentidos e Significados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )