SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Professional practice teachers and sense and meaning of education and trainingEducation, teaching and teaching practice: analyses and viewpoints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BARROS, Amailson Sandro de  and  HEROLD JUNIOR, Carlos. A concepção de trabalho para alunos e professores de um curso técnico em enfermagem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.162-188. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.2902.

Este artigo tem com objetivo apresentar a concepção de alunos e professores de um curso técnico em enfermagem sobre trabalho. Para tanto, foram entrevistados 12 alunos e 03 professores do curso. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos apontaram para uma concepção de trabalho pautada no prazer e satisfação de cuidar e como fonte de remuneração, concomitantemente relacionada à perpetuação histórica e ideológica que exige da enfermagem dedicação, obediência e desapego material. As verbalizações dos entrevistados desconsideram o embate entre capital e trabalho e a construção social e histórica da exploração da força de trabalho, mantendo fortemente o dogma da caridade na área da enfermagem. Os relatos apontaram para o duplo caráter do trabalho - relacionado ao trabalho concreto e ao trabalho abstrato e a divisão trabalho intelectual versus trabalho manual e a precarização do trabalho na área da enfermagem e na docência.

Keywords : Trabalho; Marx; Técnico em Enfermagem; Alunos; Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )