SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The conception of nursing work by studentes and teachers from a technical courseActive ageing: an overview of the university entrance of elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MARQUES, Stela  and  OLIVEIRA, Thiago. Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.189-211. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346.

O objetivo deste artigo é a análise da profissão docente em suas diversas perspectivas educacionais. O pressuposto para a construção do artigo foi cogitar sobre como a educação, o ensino e a docência podem se materializar de maneira crítica na formação do cidadão pleno, isto é, o sujeito autônomo que pensa por si mesmo. Busca-se uma prática educativa da possibilidade, uma educação que viabilize um mundo mais justo e equânime que não se rende às amarras da massificação. Na contemporaneidade percebe-se uma perda patente das relações humanas dentro do processo educacional, sobretudo no que tange à relação docência e ensino. Procura-se diferenciar o que, de fato, é educação e o que é ensino em uma análise alicerçada na teoria pedagógica e na história da educação. Dentro dessa perspectiva busca-se a reiteração da importância da formação docente e do papel do professor, num movimento de promoção de uma educação de intercâmbio crítica e libertadora

Keywords : Educação; Ensino; Formação Docente; Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )