SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3La concepción sobre el trabajo para estudiantes y professores en curso tecnico de enfermeríaEnvejecimiento activo: una visión general de la entrada de las personas mayores en la universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MARQUES, Stela  y  OLIVEIRA, Thiago. Educação, ensino e docência: reflexões e perspectivas. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.189-211. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7346.

O objetivo deste artigo é a análise da profissão docente em suas diversas perspectivas educacionais. O pressuposto para a construção do artigo foi cogitar sobre como a educação, o ensino e a docência podem se materializar de maneira crítica na formação do cidadão pleno, isto é, o sujeito autônomo que pensa por si mesmo. Busca-se uma prática educativa da possibilidade, uma educação que viabilize um mundo mais justo e equânime que não se rende às amarras da massificação. Na contemporaneidade percebe-se uma perda patente das relações humanas dentro do processo educacional, sobretudo no que tange à relação docência e ensino. Procura-se diferenciar o que, de fato, é educação e o que é ensino em uma análise alicerçada na teoria pedagógica e na história da educação. Dentro dessa perspectiva busca-se a reiteração da importância da formação docente e do papel do professor, num movimento de promoção de uma educação de intercâmbio crítica e libertadora

Palabras clave : Educação; Ensino; Formação Docente; Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )