SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Educación, enseñanza y la profesión docente: reflexiones y perspectivasEvaluación crítica en la educación de jóvenes y adultos: relato de una experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

AREOSA, Silvia Virginia Coutinho; FREITAS, Cristiane Redin; LAMPERT, Melissa  y  TIRELLI, Cláudia. Envelhecimento ativo: um panorama do ingresso de idosos na universidade. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.212-229. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.8407.

Este estudo toma como base o contexto social presente na atualidade que destaca o envelhecimento populacional e a longevidade como desafios para a sociedade. Deste modo, seu objetivo principal é apresentar dados sobre a inserção de idosos em cursos de graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul/RS. O aumento de idosos em cursos superiores mostra uma nova faceta do envelhecimento, marcando a possibilidade de um envelhecimento satisfatório com qualidade de vida. Para tanto, apresentam-se dados comparativos da inserção de idosos em cursos de graduação nos anos de 2004 e 2015. A ampliação da proporção de pessoas idosas em idade ativa que busca por uma nova formação, pode representar além da ocupação do tempo livre, a inserção no mercado de trabalho e uma nova perspectiva para esta fase da vida.

Palabras clave : Envelhecimento Ativo; Universidade; Desenvolvimento Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )