SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Envelhecimento ativo: um panorama do ingresso de idosos na universidadeReorientação do ensino no SUS: para além do quadrilátero, o prisma da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MIRA, Levi Nauter de  e  LEMES, Marilene Alves. Avaliação emancipatória na eja: relato de uma experiência. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.229-245. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7319.

O presente artigo faz o relato de uma experiência acerca da avaliação na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal de Gravataí/RS que atende a aproximadamente 160 educandos à noite. Para esse estudo utilizamos a entrevista compreensiva, a observação participante, além da análise documental. Os resultados apontam para distorções entre o Projeto Político Pedagógico e a prática da avaliação escolar. Tal documento, por exemplo, não registra que a avaliação na EJA seria de cunho emancipatório. Essa temática vem muito mais da fala da supervisão escolar e não dos educadores; tampouco dos educandos. Com estes, é relevante destacar o aspecto positivo dos encontros com as famílias na hora da construção dos pareceres, bem como o diálogo buscando efetivar a frequência deles em aula. Ademais, merece considerações neste trabalho o registro final das decisões tomadas pelos educadores: o boletim. A título de contribuição, sugere-se uma reconfiguração do PPP com a participação dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : EJA; Avaliação; Avaliação Emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )