SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Avaliação emancipatória na eja: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VENDRUSCOLO, Carine; PRADO, Marta Lenise do  e  KLEBA, Maria Elisabeth. Reorientação do ensino no SUS: para além do quadrilátero, o prisma da educação. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.246-260. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.5420.

Propõe-se a reflexão sobre estratégias de reorientação da formação e dos processos de Educação Permanente em Saúde, por meio da observação de instâncias intersetoriais de gestão desses movimentos. Pondera-se sobre a disposição dos sujeitos sociais que integram o conhecido quadrilátero que representa os segmentos integrantes de tais processos (ensino, gestão, atenção e controle social), na dinâmica da formação/educação, representada pela figura. Considera-se que, com essa estrutura, o quadrilátero, por vezes, não se reafirma como tal, ora faltando elementos para encaixar os vértices, ora com a intervenção de outros elementos em um mesmo segmento, configurando-se o que pode-se definir como prisma, para além de quadrilátero. Reflexos são provocados pela ação do quadrilátero, contudo, ressalta-se que as relações dialógicas dos sujeitos geram oportunidades significativas de prismas que traduzem melhor a complexidade, a riqueza e a potência dos movimentos de educação na saúde.

Palavras-chave : Educação Continuada; Ensino; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )