SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Educação salutogênica de cidadãos doentes mentais: a appacdm de Braga - Portugal.Conflitos com o "lápis cor de pele": a série polvo, de Adriana Varejão e o multiculturalismo no ensino de arte. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

DUQUE, Tiago. Não toque em mim na segunda-feira": diferença, abjeção e identidade em um projeto de extensão no campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.22-37. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7858.

Este relato de experiência foca no projeto de extensão "Encontros de Leituras Sobre Gênero e Sexualidade", realizado no Campus Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 2014 e 2015. A coordenação da ação foi realizada por acadêmica do curso de psicologia, sob a minha orientação. Aqui apresento o histórico e o desenvolvimento das atividades, assim como os efeitos da visibilidade dos encontros no contexto local. Discuto, no viés pós-estruturalista, o quanto as questões de gênero e sexualidade, além de serem temas do projeto, também nos ajudam a avaliar a baixa assiduidade das trinta e seis pessoas que frequentaram esporadicamente os quinze encontros. A aversão à abjeção, isto é, ao não reconhecimento positivo das performances de gênero e das sexualidades que não correspondem necessariamente à matriz de inteligibilidade "'sexo' = gênero = desejo" é apontada como um fator importante para a avaliação da experiência e do próprio contexto cultural da fronteira Brasil-Bolívia.

Palavras-chave : Diferença; Abjeção; Identidade; Fronteira; Extensão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )