SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1"Do not touch me on monday": diference, abjection and identity in an extension project, on Pantanal campus of the Federal University of Mato Grosso do Sul.Technical course in agriculture and rural development of Canguçu and are São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

BALISCEI, João Paulo; CALSA, Geiva Carolina  and  GODINHO, Ana Caroline Marques. Conflitos com o "lápis cor de pele": a série polvo, de Adriana Varejão e o multiculturalismo no ensino de arte. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.38-57. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7551.

Baseado em experiências vivenciadas com os alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maringá, Paraná, esse artigo tem por objetivo problematizar o papel do/a professor/a de arte enquanto mediador/a na formação multicultural do sujeito contemporâneo. A partir das discussões a respeito dos estereótipos de cor, procuramos pensar em possíveis estratégias pedagógicas para questionar o uso do "lápis cor de pele" e desenvolver reflexões sobre a naturalidade com que é eleito para pintar desenhos, como se o uso de outra cor fosse "proibido". Seria esse lápis o único possível para o preenchimento e caracterização da pele? Para discutir sobre esses aspectos, abordamos a série Polvo, da artista Adriana Varejão, o multiculturalismo e práticas de ensino de Arte. Consideramos que questionar estereótipos em sala de aula proporciona aos/às alunos/as reflexões que podem modificar seus olhares e comportamentos frente às diferenças.

Keywords : Educação; Estereótipo; Infância; Visualidades; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )