SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1"No me toques el lunes": diferencia, abyección e identidad en un proyecto de extensión en el campus Pantanal de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul.El curso técnico a la distancia en agricultura y el dessarrollo rural de los municipios de Canguçu y de São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BALISCEI, João Paulo; CALSA, Geiva Carolina  y  GODINHO, Ana Caroline Marques. Conflitos com o "lápis cor de pele": a série polvo, de Adriana Varejão e o multiculturalismo no ensino de arte. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.38-57. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7551.

Baseado em experiências vivenciadas com os alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maringá, Paraná, esse artigo tem por objetivo problematizar o papel do/a professor/a de arte enquanto mediador/a na formação multicultural do sujeito contemporâneo. A partir das discussões a respeito dos estereótipos de cor, procuramos pensar em possíveis estratégias pedagógicas para questionar o uso do "lápis cor de pele" e desenvolver reflexões sobre a naturalidade com que é eleito para pintar desenhos, como se o uso de outra cor fosse "proibido". Seria esse lápis o único possível para o preenchimento e caracterização da pele? Para discutir sobre esses aspectos, abordamos a série Polvo, da artista Adriana Varejão, o multiculturalismo e práticas de ensino de Arte. Consideramos que questionar estereótipos em sala de aula proporciona aos/às alunos/as reflexões que podem modificar seus olhares e comportamentos frente às diferenças.

Palabras clave : Educação; Estereótipo; Infância; Visualidades; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )