SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Não toque em mim na segunda-feira": diferença, abjeção e identidade em um projeto de extensão no campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.O curso técnico a distância em agricultura e o desenvolvimento rural dos municípios de Canguçu e de São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BALISCEI, João Paulo; CALSA, Geiva Carolina  e  GODINHO, Ana Caroline Marques. Conflitos com o "lápis cor de pele": a série polvo, de Adriana Varejão e o multiculturalismo no ensino de arte. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.38-57. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7551.

Baseado em experiências vivenciadas com os alunos e alunas do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maringá, Paraná, esse artigo tem por objetivo problematizar o papel do/a professor/a de arte enquanto mediador/a na formação multicultural do sujeito contemporâneo. A partir das discussões a respeito dos estereótipos de cor, procuramos pensar em possíveis estratégias pedagógicas para questionar o uso do "lápis cor de pele" e desenvolver reflexões sobre a naturalidade com que é eleito para pintar desenhos, como se o uso de outra cor fosse "proibido". Seria esse lápis o único possível para o preenchimento e caracterização da pele? Para discutir sobre esses aspectos, abordamos a série Polvo, da artista Adriana Varejão, o multiculturalismo e práticas de ensino de Arte. Consideramos que questionar estereótipos em sala de aula proporciona aos/às alunos/as reflexões que podem modificar seus olhares e comportamentos frente às diferenças.

Palavras-chave : Educação; Estereótipo; Infância; Visualidades; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )