SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Conflictos con el "lápiz de color de la piel": la serie polvo (pulpo), Adriana Varejão y el multiculturalismo en el enseñanza del arte.Educación del campo y educación matemática: posibles entrelazamientos. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LOEBLER, Lilianna Bolsson; KIST, Rosane Bernardete Brochier; DEPONTI, Cidonea Machado  y  CADONA, Marco André. O curso técnico a distância em agricultura e o desenvolvimento rural dos municípios de Canguçu e de São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.58-79. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7684.

Este artigo objetiva analisar as implicações do Curso Técnico em Agricultura, integrante do Programa e-Tec Brasil, para a formação de agricultores e para o desenvolvimento da agricultura nos municípios de São Lourenço do Sul e de Canguçu. Realizou-se um estudo de enfoque qualitativo, com base no método dialético crítico, da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 alunos dos Polos de Canguçu e de São Lourenço do Sul, e com 19 profissionais do Campus de Alegrete, integrantes de um Curso em Agricultura na modalidade a distância, ofertado na região sul do Brasil. A análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de conteúdo e da técnica de tratamento estatístico simples. Constatou-se que o Curso Técnico em Agricultura na modalidade a Distância possui um papel importante no processo de desenvolvimento da agricultura dos municípios analisados, pois possibilita a permanência dos alunos em seus municípios de origem, o processo de qualificação das propriedades rurais e a ascensão profissional desses sujeitos através de oportunidades de ingresso no mercado de trabalho (no setor privado e/ou a partir do poder público).

Palabras clave : Curso Técnico em Agricultura; Educação a Distância; Desenvolvimento Rural; Qualificação Profissional; Agricultura Familiar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )