SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O curso técnico a distância em agricultura e o desenvolvimento rural dos municípios de Canguçu e de São Lourenço do Sul - Rio Grande do Sul.Regimes de saber/poder no discurso sobre avaliação da extensão. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

DUARTE, Claudia Glavam  e  FARIA, Juliano Espezim Soares. Educação do campo e educação matemática: possíveis entrelaçamentos. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.80-98. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.5098.

Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços - Pedagogia da Alternância - constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira, com base nas teorizações de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e a segunda, recorre ao referencial de Gilles Deleuze para apresentar a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente à Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC.

Palavras-chave : Etnomatemática; Educação do Campo; Pedagogia da Alternância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )