SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Educação do campo e educação matemática: possíveis entrelaçamentos.Desenvolvimento sustentável, limites e possibilidades na contradição do capital: reflexões a partir da formação em agroecologia. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

KRAEMER, Celso  e  CAMPREGHER, Jeice. Regimes de saber/poder no discurso sobre avaliação da extensão. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.99-117. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/Doi:10.17058/rea.v25i1.3406.

Este artigo discute os regimes de saber/poder atuantes nos discursos de avaliação da Extensão Universitária. A base metodológica é a arqueologia e a genealogia de Foucault. O material da análise foi extraído de um formulário em que professores propunham projetos de Extensão, numa universidade de Santa Catarina. São excertos de discurso que permitem rica análise dos regimes de saber/poder atuantes na Extensão Universitária. Pergunta-se que mecanismos internos e externos regulam as respostas dadas por professores a um formulário institucional sobre avaliação do acadêmico de Extensão? Tem-se como objetivo analisar no discurso sobre avaliação do acadêmico de Extensão, os regimes de saber/poder que o tornam possível. A análise evidenciou: o lugar institucional regula o discurso; há assimetria entre os sujeitos institucionais; dispositivos do poder disciplinar atuam sobre a avaliação; ela implica formas de condução da conduta; o conceito de participação evidencia um deslocamento do regime disciplinar para o regime maleável de poder, chamado de controle.

Palavras-chave : Regime disciplinar; Regime de controle; Análise de Discurso; Avaliação da Extensão Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )