SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1El desarrollo sostenible, límites y posibilidades en la contradicción capital: reflexiones desde la formación en agroecologia.Políticas educacionales de corrección de flujos en rs: efectos de la racionalidad neoliberal en la gestión escolar. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MORES, Andréia. A universidade e sua função social: os avanços da ead e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.141-159. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.8123.

A presente investigação está vinculada aos estudos realizados na tese de doutorado, na qual se investigaram os Cursos de Pedagogia EaD da UCS e UFRGS, tendo-se o objetivo de compreender a função social da universidade frente aos avanços da EaD e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. O método adotado para a investigação foi o Estudo de Caso, referendado por Yin (2005). A coleta de dados para a constituição de cada caso abarcou a análise de documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas. O lastro teórico que embasou a pesquisa foram os estudos apresentados por Belloni (2003), Chauí (2001), Santos (2004, 2005), Leite (2005), entre outros. Portanto, os resultados alcançados potencializaram a função social da universidade, e os avanços da EaD proporcionaram a expansão, a democratização do acesso e o desenvolvimento de práticas com aproximações inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem na universidade.

Palabras clave : Universidade; Instituição Social; Pedagogia Universitária; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )