SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A universidade e sua função social: os avanços da ead e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem.A docência e os desafios da cultura digital. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MOHR, Alana Claudia  e  NAUJORKS, Maria Inês. Políticas educacionais de correção de fluxo no rs: efeitos da racionalidade neoliberal na gestão escolar. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.160-177. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7770.

Partindo de estudos pós-estruturalistas, tomamos como materialidade analítica os Programas de Correção de Fluxo adotados na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, considerando que estes são tecidos com base em uma racionalidade que vem nomeando, de determinadas formas, sujeitos, ações e condutas de alunos e professores da Educação Básica. Com isso, buscamos entender as condições de possibilidade que fizeram emergir esses Programas como necessidade implícita no imperativo da inclusão que se encontra no slogan Educação para Todos. Objetivamos compreender o funcionamento desses Programas enquanto estratégia de governamento dos sujeitos que habitam a escola e identificar os efeitos dessa estratégia na gestão escolar e na gerência dos "corpos". A análise realizada neste estudo pretende contribuir para a compreensão de como esses dados produzem representações sobre a eficácia desses Programas no que diz respeito à reparação dos índices de alunos em distorção idade/série no Brasil.

Palavras-chave : Programas de Correção de Fluxo; Governamento; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )