SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Policies in educational rs flow correction: effects of the school management neoliberal rationality.Of modernity to postmodernism: experiences and meaning youth. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SUNEGA, Paula Beatriz Camargo  and  GUIMARAES, Iara Vieira. A docência e os desafios da cultura digital. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.178-197. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7856.

Esse texto analisa as narrativas dos docentes com relação ao uso de tecnologias, o trabalho escolar e também os processos de formação que experimentam e as vivências contemporâneas que compartilham no contexto da escola em confluência com os ditames da cultura digital. A questão central investigada foi: como o professor constrói sentidos sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente na cultura digital? Para responder a esse questionamento realizamos uma pesquisa qualitativa que buscou compreender os sentidos produzidos pelos docentes e o que eles sinalizam sobre os desafios e as possibilidades da escola no atual contexto. Por meio da realização de grupos focais identificamos que a cultura digital é apenas uma questão, dentre muitas outras, que se impõem aos docentes. A realidade da profissão envolve um conjunto de desafios que devem ser enfrentados de maneira integrada e capitaneada por um processo de formação contínuo, crítico e propositivo.

Keywords : Cultura Digital; Prática Docente; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )