SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Políticas educacionales de corrección de flujos en rs: efectos de la racionalidad neoliberal en la gestión escolar.De la modernidad a la posmodernidad: experiencias y significados de los jóvenes. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SUNEGA, Paula Beatriz Camargo  y  GUIMARAES, Iara Vieira. A docência e os desafios da cultura digital. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.178-197. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7856.

Esse texto analisa as narrativas dos docentes com relação ao uso de tecnologias, o trabalho escolar e também os processos de formação que experimentam e as vivências contemporâneas que compartilham no contexto da escola em confluência com os ditames da cultura digital. A questão central investigada foi: como o professor constrói sentidos sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente na cultura digital? Para responder a esse questionamento realizamos uma pesquisa qualitativa que buscou compreender os sentidos produzidos pelos docentes e o que eles sinalizam sobre os desafios e as possibilidades da escola no atual contexto. Por meio da realização de grupos focais identificamos que a cultura digital é apenas uma questão, dentre muitas outras, que se impõem aos docentes. A realidade da profissão envolve um conjunto de desafios que devem ser enfrentados de maneira integrada e capitaneada por um processo de formação contínuo, crítico e propositivo.

Palabras clave : Cultura Digital; Prática Docente; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )