SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Políticas educacionais de correção de fluxo no rs: efeitos da racionalidade neoliberal na gestão escolar.Da modernidade à pós-modernidade: experiências e significados juvenis. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SUNEGA, Paula Beatriz Camargo  e  GUIMARAES, Iara Vieira. A docência e os desafios da cultura digital. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.178-197. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7856.

Esse texto analisa as narrativas dos docentes com relação ao uso de tecnologias, o trabalho escolar e também os processos de formação que experimentam e as vivências contemporâneas que compartilham no contexto da escola em confluência com os ditames da cultura digital. A questão central investigada foi: como o professor constrói sentidos sobre os desafios e as possibilidades da atuação docente na cultura digital? Para responder a esse questionamento realizamos uma pesquisa qualitativa que buscou compreender os sentidos produzidos pelos docentes e o que eles sinalizam sobre os desafios e as possibilidades da escola no atual contexto. Por meio da realização de grupos focais identificamos que a cultura digital é apenas uma questão, dentre muitas outras, que se impõem aos docentes. A realidade da profissão envolve um conjunto de desafios que devem ser enfrentados de maneira integrada e capitaneada por um processo de formação contínuo, crítico e propositivo.

Palavras-chave : Cultura Digital; Prática Docente; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )