SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A docência e os desafios da cultura digital.Interações virtuais entre tutores e estudantes no moodle: processos educativos em contexto de estágio na educação infantil. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ZLUHAN, Mara Regina; VANZUITA, Alexandre  e  RAITZ, Tânia Regina. Da modernidade à pós-modernidade: experiências e significados juvenis. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.198-217. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7436.

O presente artigo de revisão resgata alguns conceitos centrais da modernidade e da pós-modernidade para, a partir deles, analisar a condição juvenil nestes diferentes contextos. Os estudos têm demonstrado uma fragilidade acentuada no ensino médio, tanto no que tange a aprendizagem, quanto nos elevados índices de evasão e repetência. Dentre os diversos aspectos a serem investigados, um deles refere-se ao aprofundamento dos estudos acerca da juventude. Conhecer a trajetória juvenil ao longo da história é fundamental a todos os educadores e demais envolvidos com o processo educacional, tendo em vista que a compreensão dos projetos, anseios, fragilidades e sonhos dos jovens é necessária para romper com estigmas e rótulos que interferem negativamente na vida escolar, no seu ingresso no ensino superior e na inserção no mercado de trabalho. O entendimento de alguns pressupostos epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade podem nos auxiliar como referencial teórico, para ampliar a compreensão sobre a trajetória juvenil.

Palavras-chave : Juventudes; Cultura Juvenil; Condição Juvenil; Modernidade; Pós-Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )