SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Of modernity to postmodernism: experiences and meaning youth. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ZANOTTO, Luana; SOMMERHALDER, Aline; MARTINS, Andressa de Oliveira  and  NICOLIELO, Maria Elisa. Interações virtuais entre tutores e estudantes no moodle: processos educativos em contexto de estágio na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.218-237. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7850.

O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre tutoras virtuais e estudantes na disciplina de 'Estágio Supervisionado em Educação Infantil', em um curso de Pedagogia a distância. Aproximar-se desta ferramenta de interação virtual, delega destaque à tecnologia como mediação de processos de ensino e aprendizagem que podem ser lidos a partir da compreensão de práticas sociais. Compreende-se que as interações virtuais revelaram uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo aos conhecimentos científicos no campo da docência na educação infantil. As relações humanas efetivadas colaboraram à construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam a análise crítica da realidade encontrada em estágio.

Keywords : Processos educativos; Tutoria Virtual; Prática Social no trabalho Docente em EaD; Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )