Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Reflexão e Ação
versión On-line ISSN 1982-9949
Resumen
ZANOTTO, Luana; SOMMERHALDER, Aline; MARTINS, Andressa de Oliveira y NICOLIELO, Maria Elisa. Interações virtuais entre tutores e estudantes no moodle: processos educativos em contexto de estágio na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.218-237. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i1.7850.
O artigo tem como objetivo identificar processos educativos desencadeados pela troca de e-mails internos no Moodle, entre tutoras virtuais e estudantes na disciplina de 'Estágio Supervisionado em Educação Infantil', em um curso de Pedagogia a distância. Aproximar-se desta ferramenta de interação virtual, delega destaque à tecnologia como mediação de processos de ensino e aprendizagem que podem ser lidos a partir da compreensão de práticas sociais. Compreende-se que as interações virtuais revelaram uma relação pedagógica de qualidade, promotoras do acesso legítimo aos conhecimentos científicos no campo da docência na educação infantil. As relações humanas efetivadas colaboraram à construção de vínculos afetivos entre estudantes e tutoras, de modo que a identificação dos processos educativos puderam constituir conhecimentos compartilhados, que transcenderam dúvidas de ordem técnica da disciplina e estimularam a análise crítica da realidade encontrada em estágio.
Palabras clave : Processos educativos; Tutoria Virtual; Prática Social no trabalho Docente em EaD; Estágio Supervisionado em Educação Infantil.