SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The aesthetics of the pedagogy of hope: contributions to teacher trainingPaulo Freire and the pedagogical use of visual image in literacy of youth and adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

STRECK, Danilo Romeu. “O intelectual como transgressor”: Richard Shaull e o pensamento educacional latino-americano. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.27-45. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8861.

O artigo analisa a contribuição de Richard Shaull (1919-2002), teólogo protestante norte-americano e um dos pioneiros da teologia da libertação, para o pensamento latino-americano. Como missionário e professor na Colômbia e no Brasil, entre os anos de 1942 e 1962, ele foi profundamente tocado pela realidade latino-americana e, em troca, marcou uma geração de jovens e manteve desde então interlocução com pensadores que são referência na pedagogia latino-americana: Orlando Fals Borda (1925-2008), Paulo Freire (1921-1996) e Rubem Alves (1933-1914). Serão apresentados lugares onde as biografias destes quatro intelectuais se encontram e alguns aspectos do seu pensamento transgressor em relação ao conhecimento e visão de sociedade.

Keywords : Richard Shaull; Paulo Freire; Rubem Alves; Orlando Fals Borda; Pedagogia Latino-Americana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )