SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A estética da pedagogia da esperança: contribuições à formação de professoresFreire e o uso pedagógico da imagem visual na alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

STRECK, Danilo Romeu. “O intelectual como transgressor”: Richard Shaull e o pensamento educacional latino-americano. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.27-45. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8861.

O artigo analisa a contribuição de Richard Shaull (1919-2002), teólogo protestante norte-americano e um dos pioneiros da teologia da libertação, para o pensamento latino-americano. Como missionário e professor na Colômbia e no Brasil, entre os anos de 1942 e 1962, ele foi profundamente tocado pela realidade latino-americana e, em troca, marcou uma geração de jovens e manteve desde então interlocução com pensadores que são referência na pedagogia latino-americana: Orlando Fals Borda (1925-2008), Paulo Freire (1921-1996) e Rubem Alves (1933-1914). Serão apresentados lugares onde as biografias destes quatro intelectuais se encontram e alguns aspectos do seu pensamento transgressor em relação ao conhecimento e visão de sociedade.

Palavras-chave : Richard Shaull; Paulo Freire; Rubem Alves; Orlando Fals Borda; Pedagogia Latino-Americana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )