SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2“The intellectual as transgressor”: Richard Shaull and the latin american educational thoughtLa partcipación como elemento clave en las escuelas democráticas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CARLOS, Erenildo João  and  ALCANTARA, Raquel Rocha Villar de. Freire e o uso pedagógico da imagem visual na alfabetização de jovens e adultos. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.46-64. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8975.

Este ensaio cumpre duas funções. A primeira consiste em analisar a ordem do discurso que faz emergir o uso da imagem no processo de alfabetização presente na proposta pedagógica freireana. A segunda, ao mesmo tempo em que opera com a abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso - AAD, proposta por Michel Foucault, visa afirmar que a AAD se caracteriza como uma possibilidade de investigação no campo da educação, especificamente, da educação popular. Constatamos que o enunciado do uso pedagógico da imagem aparece em menções sobre os gêneros do desenho pictórico, fotográfico e audiovisual. O emprego de imagens visuais está relacionado às noções de código visual, representação de mundo e objeto de conhecimento e às funções de associação mnemônica, ilustração e mediação do conhecimento como estratégias pedagógicas da alfabetização de jovens e adultos. O estudo assinala, de um lado, a pertinência teórico-metodológica da AAD e, de outro, que, embora Freire não tenha desenvolvido uma discussão elaborada, a problemática da imagem visual não deixou de ser objeto de sua atenção e utilização na prática educativa.

Keywords : Alfabetização de Jovens e Adultos; Imagem Visual; Análise Arqueológica do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )