SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2“O intelectual como transgressor”: Richard Shaull e o pensamento educacional latino-americanoLa partcipación como elemento clave en las escuelas democráticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CARLOS, Erenildo João  e  ALCANTARA, Raquel Rocha Villar de. Freire e o uso pedagógico da imagem visual na alfabetização de jovens e adultos. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.46-64. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8975.

Este ensaio cumpre duas funções. A primeira consiste em analisar a ordem do discurso que faz emergir o uso da imagem no processo de alfabetização presente na proposta pedagógica freireana. A segunda, ao mesmo tempo em que opera com a abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso - AAD, proposta por Michel Foucault, visa afirmar que a AAD se caracteriza como uma possibilidade de investigação no campo da educação, especificamente, da educação popular. Constatamos que o enunciado do uso pedagógico da imagem aparece em menções sobre os gêneros do desenho pictórico, fotográfico e audiovisual. O emprego de imagens visuais está relacionado às noções de código visual, representação de mundo e objeto de conhecimento e às funções de associação mnemônica, ilustração e mediação do conhecimento como estratégias pedagógicas da alfabetização de jovens e adultos. O estudo assinala, de um lado, a pertinência teórico-metodológica da AAD e, de outro, que, embora Freire não tenha desenvolvido uma discussão elaborada, a problemática da imagem visual não deixou de ser objeto de sua atenção e utilização na prática educativa.

Palavras-chave : Alfabetização de Jovens e Adultos; Imagem Visual; Análise Arqueológica do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )