SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Paulo Freire um clássico da educação: contribuições epistêmicas, políticas e pedagógicasEnsino e pesquisa na PUC-SP marcam 20 anos de presença/ausência de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

LACERDA JUNIOR, José Cavalcante  e  HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto. Ler para ser: a leitura na perspectiva freireana. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.101-118. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8935.

O texto apresenta uma reflexão sobre a leitura à luz da concepção de Paulo Freire, que a infere como prática social capaz de levar o sujeito a compreender os intercursos ideológicos da realidade. Nesse sentido, o mesmo objetiva compreender a importância da leitura tendo como parâmetro a perspectiva de Paulo Freire. Para tanto, sua construção metodológica pautou-se em uma pesquisa bibliográfica, a qual investigou o campo teórico-conceitual da leitura, trançando uma reflexão a partir de Freire (1987; 1996; 2001; 2003). Desse modo, como resultado, a interface entre leitura e o pensamento freireano sinaliza a necessidade de explicitar o ato de ler como via de construção de uma consciência individual e coletiva acerca das tramas que atravessam a realidade. Assim, a intenção proposta é propiciar a consideração imprescindível da leitura na construção de um ser humano crítico e instrumentalizado para transformação ideológica da sociedade.

Palavras-chave : Realidade; Leitura; Paulo Freire; Aprender; Ler.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )