SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Leer para ser: lectura en perspectiva freirenoPaulo Freire y Antonio Gramsci: aportes para pensar la formación del profesorado como contexto de construcción de práxis docentes contrahegemónicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SAUL, Ana Maria. Ensino e pesquisa na PUC-SP marcam 20 anos de presença/ausência de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.119-133. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8962.

Paulo Freire foi professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) pelo período de quase duas décadas, desde sua volta do exílio. Quando ele já não estava entre nós, em 1998, a reitoria da PUC-SP criou a Cátedra Paulo Freire, um espaço acadêmico singular para o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre e a partir da obra de Paulo Freire. Transcorridos vinte anos de ausência do autor da Pedagogia do Oprimido, é possível afirmar que a sua ausência é presença no mundo, porque o seu pensamento é clássico e atual. Este artigo tem o objetivo de apresentar como a pedagogia freireana segue sendo estudada, pesquisada e reinventada na Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. O destaque desse texto é demonstrar a possibilidade de materializar a relação “ensino-pesquisa”, assim como foi compreendida por Paulo Freire, e como uma pesquisa de abrangência nacional analisa o legado e a reinvenção do pensamento desse autor que nos deixou “à moda de quem, saindo, fica.”

Palabras clave : Paulo Freire; Ensino-Pesquisa; Cátedra Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )